segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Festival de Curtas - Internacional 4


Não-filme em três actos e um prelúdio / Não-filme em três atos e um prelúdio


Rita Macedo
Alemanha/Portugal, 2010
12' - Cor/P&B
Vídeo

Um passeio absurdo conduzido por uma cabeça sem corpo, dois personagens invisíveis que têm pedras como corpos, uma cineasta sufocada por seu próprio filme e duas criaturas solitárias tipo Virgem Maria.

Este talvez tenha sido  o  que menos  gostei,  mas ainda assim  não achei  ruim.  Um  filme português com  três  diálogos e  um prelúdio  em  forma de um monólogo  meio  desconexo  em  duas línguas,  português e alemão,  creio. Os diálogos eram  interessantes,  e  algumas vezes em  off.

 

Mirror / Espelho


Joachim Ladefoged
Dinamarca, 2009
9' - Cor
Vídeo 

O corredor luta contra o relógio, o levantador de peso luta contra o haltere, mas o fisiculturista só tem o espelho.

Este foi  um  dois mais interessantes. Imagens  lindas de um  grupo  de atletas se preparando para uma competição  de fisiculturista.   a  estética  meio monocromática,  com closes  de partes dos corpos sendo  preparadas com  óleos e maquiagens,  close das expressões  deles,  dos músculos,  um  som  em  eco,  bem legal.

Siberia



Andrew Taylor
Austrália, 2009
20' - Cor
Vídeo
Uma lembrança de uma viagem ao norte ártico da Rússia. Uma história amarga de amor, perda e esperanças frustradas, contada a partir de fotos tiradas logo depois das mudanças da década de 1990.


Belíssimo  documentário  contando  a história duma viagme à Sibéria,  para fazer um  filme sobre a vida de uma tribo  indígena,  o  Nenets,  sendo  ameaçada pela expansão  mineral  da região.  O  diretor era da equipe que viajhou  e fez este documentário  com  as muitas fotos que tirou  e  pouquíssimas tomadas das pontas de filme que usou para registros  pessoais. Muito  legal  ver  o  que se passa  na  Sibéria selvagem,  e como  os problemas  com  as populações nativas  frente ao  desenvolvimento  econômico se repetem   em  todos os países. Alcoolismo, falta de perspectiva,  exploração  de mão  de obra,  etc.

Rebello

Filme selecionado para a programação do Festival


Chetan Raghuram
Filipinas, 2009
8' - Cor
Vídeo
Um garoto de 8 anos se vê só e vulnerável na cidade. Depois de fugir da mãe violenta e de um mundo de pobreza, ele encara problemas talvez piores.

 Filme filipino  que conta uma história também  comum e  atual ,  violência infantil. Poderia ter sido  rodado  aqui  no  Brasil que seria exatamente igual, salvo os atores.  Tocante.


Daughters / Filhas



Chloé Zhao
China/EUA, 2009
9' - Cor
Vídeo
Quando Maple, garota tímida de 14 anos que vive no interior da China, é forçada a um casamento arranjado, ela escolhe um caminho perigoso de libertação

Outro  filme falando  sobre a questão  infantil  e a questào  da mulher.  dessa vez um  drama  cultural  que acontece  corriqueiramente na China. Devido  ao  controle de natalidade  e à predileção  por  filhos  homens,  mulher que tem  duas filhas  está esperando  seu   primeiro  descendente varão,  mas não  pode ficar com  três filhos em  casa. Como  solução,  decide arranjar um casamento  para sua filha de 14 anos.  O  noivo  é  um  velho  de uns 75 anos  que sofre de Parkison.

Não  sei  se foi  intencional colocar estrs filmes numa mesma sessão, mas em  todos eles o  tema era a angústia e  o deslento. Achei  legal  dois filmes falerem de  problemas com  crianças e adolescentes,  e o  mais incrível  e ver como  os problemas se repetem  em  todos os  lugares,  com  pequenas  variações.  Enfim,  uma bela seleção  de curtas.

Nenhum comentário: