sábado, 28 de agosto de 2010

Festival de Curtas - Aires Argentinos

 Como tenho  uma certa simpatia pelo  cinema  produzido  pelos  Hermanos, a despeito  dos últimos acontecimentos envolvendo  assuntos futebolísticos, pelos quais não  tenho  o  mesmo  interesse, fui  conferir  essa sessão  na Cinemateca,  e não  me arrependi. O primeiro  filme é  de 1960  e os outros são  bem recentes,  e todos foram  bons.  Seguem  aquela linha simpática do  cinema argentino,  com  temas prosaicos  sobre acontecimentos corriqueiros e alguns toques de surrealismo.

EL AMIGO / O AMIGO


Leonardo Favio
Argentina, 1960
10' - Preto e Branco
Vídeo
O desejo de um menino sobrevive à dura realidade que o cerca.

In  lindo  filme mostrando  que a arte de fazer um  bom  filme independe da  evolução  tecnológica.  Menino engraxate num  parque de diversões  faz amizade com  um  menino rico que está no  passeando. A  amizade e relaçao  entre os dois  supera as diferenças  sociais  a ponto  de se confundirem  os papéis.

AL SOL EN BICI / PEDALANDO RUMO AO SOL


Grupo Humus
Argentina, 2006
15' - Cor
Vídeo
Uma pequena cidade espera um eclipse muito especial.

* Mencion Especial, Festival Internacional de Cine de Mar del Plata 2007, Mar del Plata, 2007 / 2º Premio, Telefe Cortos, Bs As, 2006 / 1º Premio, 29° FESTIVAL DE CORTOS UNCIPAR, Villa Gesell, 2007

Comédia  muito  boa sobre o  dia  em  que uma cidadezinha espera o  grande momento  do  eclipse solar. Diversas  personagens  são  mostradas,  desde  uma senhora acamada cujos  familiares fazem de tudo  para que ela consiga presenciar o  fenômeno de sua cama,  até o   radialista local,  que vai  narrando  os acontecimentos do  dia  até  a  tão  esperada hora.



EL EMPLEO / O EMPREGO


Santiago 'Bou' Grasso
Argentina, 2008
6' - Cor
Vídeo
Um homem percorre seu trajeto usual para o trabalho, imerso em um sistema no qual o uso de pessoas como objetos é parte de sua vida cotidiana.

Ótima  animação com  traços de mestre,  sobre um  mundo  em  que as pessoas substituem  objetos e máquinas nas mais variadas funções. Nos faz refletir sobre nosso  papel  na sociedade.

50 AÑOS EN LA LUNA / 50 ANOS NA LUA

Filme selecionado para a programação do Festival


Mariano Santilli
Argentina, 2009
23' - Cor/P&B
Vídeo
A conquista da Lua vista em tom politicamente incorreto e a partir de um mundo quase virtual. Um curta-metragem contestador, entre Méliès e Guy Maddin.

Um curta muito  legal  com  uma estética meio cortina de Ferro,  o  que me fez pensar  equivocadamente que  era dos  anos 80.   em  2020,  Um  homem  obcecado  pela Lua   constrói  seu próprio  foguete para fazer a tão  sonhada viagem,  e  contrata um  técnico  em  TI  para auxilá-lo  na empreitada,  da Terra.

EL PASEO / O PASSEIO


Pablo Barbieri
Argentina, 2009
10' - Cor
35mm
Pai e filho passeiam por um parque às margens do Rio da Prata. O garoto quer brincar. Depois de apostarem uma corrida, de repente o pai desaparece.

Um  belo  curta  que  mostra os momentos de desespero  do  menino  ao se ver perdido  no parque,  sem o  pai. É filmado  em tempo  real  de diversos ângulos e tomadas,  e o  garoto  é realmente espetacular,  age com  uma naturalidade tão  grande que nos faz pensar  que ele não sabe que está sendo  filmado,  e de fato,  se perdeu.

AMOR AUTOADHESIVO / AMOR AUTO-ADESIVO


Leticia Cristoph, Pablo Barbieri
Argentina, 2007
10' - Preto e Branco
35mm
Dois estranhos se conhecem em um bar e depois de dormirem juntos pela primeira vez soltam uma substância que os cola para sempre. Qual o limite desse amor auto-adesivo?
Este foi  o  tipo  de filme que pode até ser previsível  e  um  pouco  bobo,  mas depois  nos leva a pensar. A metáfora da substância  que  nos gruda a outra pessoa e que  é difícil  de desprender,  quando  existe a separação,  deixando  marcas depois,  é muito  boa,  afinal  quem  consegue sair incólume de um relacionamento, por   mais  curto e fugaz que seja ?

TORO VERDE / TOURO VERDE

Filme inscrito para o festival e presente no nosso banco de dados


Laura Duran
Argentina/Letônia, 2008
15' - Cor
35mm
O Vesgo herdou de seu pai a mesma paixão pelos Torinos. Ele trabalha na tapeçaria de Giménez, um velho que o maltrata. Um dia surge Moyano em um Torino Verde, o carro que mudará sua vida.

Um  bom  curta com  uma historinha tradicional  e um  final  um pouco  surpreendente,  meio  ao  estilo  filmes anos  90  como  Amores Perros   ou  Mentiras, Trapaças e ois canos fumegantes,  e outros  do  gênero.

Nenhum comentário: