Embora não tenha sido o tema único dessa mostra, acho que a questào da violência e abuso de criança e adolescente volta a aparecer aqui, pelo menos em três filmes.
Sinna mann / Homem raivoso
Filme selecionado para a programação do Festival

Anita Killi
Noruega, 2009
20' - Cor
35mm
Noruega, 2009
20' - Cor
35mm
Um filme sobre segredos que não deveriam ser segredos. Quando a mamãe-peixe morre, Boj não suporta e encontra forças em sua própria fantasia para continuar.
* Prêmio do Público, Festival du Court-Métrage, Clermont-Ferrand, 2010 / Melhor animação, Festival du Court-Métrage, Clermont-Ferrand, 2010 / Prêmio do Público, Annecy Int. Animation FF, Annecy, 2010 / Prêmio do Júri, Annecy Int. Animation FF, Annecy, 2010 / Prêmio Unicef, Annecy Int. Animation FF, Annecy, 2010
Belíssima animação sobre violência infantil. O Homem raivoso é o pai de Boj, que quebra a casa e bate na mãe em seus acessos de fúria. Boj então consegue vencer a barreira do medo e escreve uma carta ao Rei, que leva o pai de Boj para recuperação. Este filme é passado em mostras infantis, para que as crianças da Noruega se estimulem a denunciar a violência que sofrem em casa. No entanto, a figura de um Rei que não só proteje a criança como ajuda o pai a se recuperar da sua natureza violenta é algo um tanto surreal pra se pensar aqui no Brasil. Primeiro, porque não há denúncia, e se há, não surte efeito. Segundo, que a única ação plausível é a punição, e por essa razão muitas denúncias não acontecem. Essa ideia de que o mal pode ser transformado não ecoa nos nossos ouvidos. Pro brasileiro, o mal é combatido com mais mal, e esse círculo se alimenta infinitamente.
Belfast Trio
Filme selecionado para a programação do Festival

Redmond Entwistle
Inglaterra, 2009
9' - Cor
35mm
Sequência de três filmes de três minutos que podem ser exibidos em qualquer ordem. Cada filme é parte de um quebra-cabeça que forma o todo.Inglaterra, 2009
9' - Cor
35mm
* Selecionado para, Int. Film Festival Rotterdam, Roterdã, 2010
Talvez por uma série de problemas com a projeção, não consegui entender esse filme. No início o filme estava sem som e ficou um tempão passando assim, até que o nível de irritação da plateia foi tamanho que ninguém mais conseguiu se concentrar, quando finalmente, depois de uns 10 minutos, conseguiram sincronizar película e som. O fato é que por essa razão ou não, não entendi e não gostei do filme, não fez sentido . Era algo sobre construções antigas em Belfast, mas não consegui captar a essência de nenhum dos três filmes, muito menos estabelecer relações entre eles.
Vlog
Filme selecionado para a programação do Festival

Mor Kaplansky, Yariv Barel
Israel, 2009
8' - Cor
Vídeo
Depois do que parece ser mais uma noite terrível, uma adolescente resolve finalmente fugir de casa. Ela leva sua câmera de vídeo e faz um vlog.Israel, 2009
8' - Cor
Vídeo
Filme de uma estudante que estava presente na sessão. Garota visivelmente machucada por provável espancamento paterno, ao que se deduz das imagens, faz um video desde sua saída de casa té o meio do caminho, quando retorna à casa. Depois descobre-se que era tudo fake. É só isso mesmo. Ok, vou dar um crédito à diretora, acredito que com argumentos mais bem usados ela vai conseguir fazer curtas mais interesantes. Pra um trabalho de faculdade (não de graduação), está ok.
Babcia wyjezdza / Vovó se foi

Tomasz Jurkiewicz
Polônia, 2009
18' - Cor
35mm
Polônia, 2009
18' - Cor
35mm
História bonita sobre rapaz que perde a avó subitamente, que é a única que parecia se importar com ele. Talvez por isso mentisse tanto.
Jade

Daniel Elliott
Inglaterra, 2009
15' - Cor
35mm
Inglaterra, 2009
15' - Cor
35mm
Um filme meio sem pé nem cabeça que demora a mostrar sua verdadeira natureza cruel, que é o incesto.
41

Massimo Cappelli
Itália, 2010
18' - Cor
35mm
Itália, 2010
18' - Cor
35mm
Este foi um dos melhores curtas que já vi, não só dessa mostra como de todas que me lembre. História extremamente original e bem contada, levando a um estado crescente de tensãoe curiosidade, até o desfecho inesperado. Apaguei a sinopse porque é spoiler, e acho que todos deveriam ver este filme.
A história se passa dentro de um museu. Um visitante está ouvindo a biografia dos autores das diversas obras de arte, digitando o número de cada obra. Até que vê um número numa sacola de outra pessoa e digita este número no audioguia. O que se sucede daí em diante é fantástico.
Este filme ficou eentre os 10 mais votados pelo público da Mostra deste ano, merecidamente.