Ich bin's Helmut / Eu sou Helmut
 
           Nicolas Steiner
Alemanha/Suíça, 2009
11' - Cor
35mm
Helmut faz 60 anos. Na verdade, ele só tem 57,  mas sua esposa  errou nas contas. Enquanto a vida doméstica desmorona,  velhos amigos  chegam para confrontá-lo com o passado — uma declaração  bizarra de amor à  transitoriedade.Alemanha/Suíça, 2009
11' - Cor
35mm
Este foi um filme que tinha um toque nonsense que me irritou um pouco na hora, mas depois pensando no todo fez sentido com a história. O desmoronamento da vida de Helmut é retratado metalinguisticamente com o próprio ambiente cinematográfico sendo desconstruído. Primeiro a casa, depois a cidade e o que sobra é um Helmut sozinho no campo com as lembranças do passado. Éuma retrospectiva de sua vida contada de uma maneira muito criativa. Eu devia estar muito de mau humor nesse dia, pensando bem esse filme tem uma sacada bem legal.
Aristera Dexia / Esquerda Direita
 
           Stavros Raptis, Argiris Germanidis
Grécia, 2009
14' - Cor
35mm
Grécia, 2009
14' - Cor
35mm
Dois estranhos que vivem em apartamentos vizinhos passam uma noite juntos.
* Melhor filme balcânico, Filmini Int. SFF, Sofia, 2009 / Menção especial, Thessaloniki SFF, Thessaloniki, 2009 / Menção especial, Cinema Tous Ecrans, Genebra, 2009 / Melhor fotografia, K3: International Short Film Festival, Villach, 2010
É impossível ver este filme e não se lembrar da estética e linguagem do grande mestre do cinema balcânico, Theo Angelopoulos, diretor do lendário Paisagem na Neblina.
A fotografia cinza-azulada, os planos longos e silenciosos, a história que vai se desenrolando lentamente, sem diálogos, tudo lembra o diretor famoso, apesar de a linguagem deste filme ser um pouco mais ágil pelo próprio formato curta. Homem tenta dormir e é acordado pela vizinha ligando o aspirador. Ele vai reclamar com ela e fica trancado pra fora de seu apartamento. A vizinha o acolhe gentilmente, por caridade, e assim eles passam a noite juntos, por obrigação. Dois seres solitários compartilhando suas solidões, sem contudo as mesclarem. Aos poucos o homem vai buscando seu espaço naquele apartamento gélido e vazio, mas o limite é própria incapacidade de ambos de lidar com suas barreiras interiores.
Handelse Vid Bank / Incidente no Banco
Filme selecionado para a programação do Festival
 
           Ruben Östlund
Suécia, 2009
12' - Cor
35mm
Recriação bem-humorada de um assalto fracassado, em plano-sequência. Um estudo das ações e reações das pessoas.Suécia, 2009
12' - Cor
35mm
* Urso de Ouro (Melhor Curta), 60th Berlinale, Berlim, 2010
Filme bem engraçado sobre um acontecimento aparentemente real ocorrido na Suécia, contado sob o ponto de vista de dois transeuntes que observam toda a cena. Toda a sorte de acontecimentos bizarros vão passando pelo lado de fora do local do assalto, desde o início com os assaltantes atrapalhados. Um velhinho que se arrisca observando a cena de perto, um carro alegórico passando de tempos em tempos em frente ao local, até o final em que os policiais conseguem deter os dois assaltantes. Só vendo mesmo pra dar umas risadas, é muito hilário.
Schonzeit / Fim da temporada
 
           Irene Ledermann
Suíça, 2009
20' - Cor
35mm
Os irmãos Oli e Jan se veem diante da ausência  dos pais.  Enquanto o mais novo se isola em seu próprio mundo, o mais  velho tenta  compensar a perda.Suíça, 2009
20' - Cor
35mm
* Melhor curta, Filmfestival Max Ophüls Preis, Saarbrücken, 2010
Filme bonito voltando ao tema principal do Festival que foi o abandono infantil. O menino mais novo tem uma dificuldade tremenda para continuar levando a vida com a ausência real da mãe que morreu, e com a incapacidade do pai para lidar com situação de ter dois filhos pra cuidar. O herói da história é o irmão mais velho, um adolescente duns 15 anos, que tenta desesperadamente preencher o papel de pai. É sobretudo uma história de amor incondicional fraterno.
Petite anatomie de l'image / Uma pequena anatomia da imagem
 
           Olivier Smolders
Bélgica, 2009
21' - Cor
35mm
No final do século 18, artistas florentinos  reproduziam em cera  os corpos dissecados pelos cirurgiões. Da mesma  forma, o filme cria  imagens com cortes, enxertos, dissecaçõesBélgica, 2009
21' - Cor
35mm
* Melhor filme (Mostra Labo), Festival du Court Métrage, Clermont-Ferrand, 2010
Curta experimental em cima de imagens de corpos em cera dissecados. Todo tipo de efeito de imagem é aplicado, com duplicações, cortes, distorções, etc. Seria legal se tivesse durado 5 minutos, mas realmente depois disso ficou muito repetitivo e cansativo.
7.57 AM-PM
 
           Simon Lelouch
França, 2009
10' - Cor
35mm
Em 25 de maio de 2009, Renaud Capuçon decidiu  participar deste  filme interpretando uma obra-prima de Gluck "A Melodia  de Orfeu" na  linha 6 do metrô de Paris. Dois dias depois, ele lotou um  concerto no  Theatre des Champs-Elysées.França, 2009
10' - Cor
35mm
Este filme certamente salvou essa mostra,  não  só pela lindíssima interpretação  de Capuçon como  pela maneira que essa história foi  contada. Esse fato  foi  repetição  do  que aconteceu  com  Joshua Bell no  metrô de Nova Yorque  um  ano  antes. Este grande músico  da atualidade tocou por duas horas e recebeu alguns trocados,  e pouquíssimas pessoas pararam para observá-lo.  A  mesma situação  foi  transposta  para Paris e  transformda num  curta fantástico. As imagens de Capuçon  tocando  são  alternadas com seu  concerto  no Teatro,  e o  momento  mais sublime  é  quando  dois cegos se aproximam  e  observam  o  músico.  É  necessário  se privar de um  sentido para valorizar  a sua escuta interior ? Este filme mereceu  os  prêmios que ganhou,   tanto quanto  merece reconhecimento  o  músico  que ali  interpreta a si  mesmo. 
*  Prêmio do Público (3º lugar), Festival du Film de Sarlat 2009,  Sarlat,  2009 / Cavalo de ouro, Festival méditerranéen des nouveaux   réalisateurs de Larissa - 2010, Larissa, 2010 / Prêmio do curta   metragem, COL - COA (City of lights, City of Angels), Los Angeles, 2010 
 
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