Ich bin's Helmut / Eu sou Helmut

Nicolas Steiner
Alemanha/Suíça, 2009
11' - Cor
35mm
Helmut faz 60 anos. Na verdade, ele só tem 57, mas sua esposa errou nas contas. Enquanto a vida doméstica desmorona, velhos amigos chegam para confrontá-lo com o passado — uma declaração bizarra de amor à transitoriedade.Alemanha/Suíça, 2009
11' - Cor
35mm
Este foi um filme que tinha um toque nonsense que me irritou um pouco na hora, mas depois pensando no todo fez sentido com a história. O desmoronamento da vida de Helmut é retratado metalinguisticamente com o próprio ambiente cinematográfico sendo desconstruído. Primeiro a casa, depois a cidade e o que sobra é um Helmut sozinho no campo com as lembranças do passado. Éuma retrospectiva de sua vida contada de uma maneira muito criativa. Eu devia estar muito de mau humor nesse dia, pensando bem esse filme tem uma sacada bem legal.
Aristera Dexia / Esquerda Direita

Stavros Raptis, Argiris Germanidis
Grécia, 2009
14' - Cor
35mm
Grécia, 2009
14' - Cor
35mm
Dois estranhos que vivem em apartamentos vizinhos passam uma noite juntos.
* Melhor filme balcânico, Filmini Int. SFF, Sofia, 2009 / Menção especial, Thessaloniki SFF, Thessaloniki, 2009 / Menção especial, Cinema Tous Ecrans, Genebra, 2009 / Melhor fotografia, K3: International Short Film Festival, Villach, 2010
É impossível ver este filme e não se lembrar da estética e linguagem do grande mestre do cinema balcânico, Theo Angelopoulos, diretor do lendário Paisagem na Neblina.
A fotografia cinza-azulada, os planos longos e silenciosos, a história que vai se desenrolando lentamente, sem diálogos, tudo lembra o diretor famoso, apesar de a linguagem deste filme ser um pouco mais ágil pelo próprio formato curta. Homem tenta dormir e é acordado pela vizinha ligando o aspirador. Ele vai reclamar com ela e fica trancado pra fora de seu apartamento. A vizinha o acolhe gentilmente, por caridade, e assim eles passam a noite juntos, por obrigação. Dois seres solitários compartilhando suas solidões, sem contudo as mesclarem. Aos poucos o homem vai buscando seu espaço naquele apartamento gélido e vazio, mas o limite é própria incapacidade de ambos de lidar com suas barreiras interiores.
Handelse Vid Bank / Incidente no Banco
Filme selecionado para a programação do Festival

Ruben Östlund
Suécia, 2009
12' - Cor
35mm
Recriação bem-humorada de um assalto fracassado, em plano-sequência. Um estudo das ações e reações das pessoas.Suécia, 2009
12' - Cor
35mm
* Urso de Ouro (Melhor Curta), 60th Berlinale, Berlim, 2010
Filme bem engraçado sobre um acontecimento aparentemente real ocorrido na Suécia, contado sob o ponto de vista de dois transeuntes que observam toda a cena. Toda a sorte de acontecimentos bizarros vão passando pelo lado de fora do local do assalto, desde o início com os assaltantes atrapalhados. Um velhinho que se arrisca observando a cena de perto, um carro alegórico passando de tempos em tempos em frente ao local, até o final em que os policiais conseguem deter os dois assaltantes. Só vendo mesmo pra dar umas risadas, é muito hilário.
Schonzeit / Fim da temporada

Irene Ledermann
Suíça, 2009
20' - Cor
35mm
Os irmãos Oli e Jan se veem diante da ausência dos pais. Enquanto o mais novo se isola em seu próprio mundo, o mais velho tenta compensar a perda.Suíça, 2009
20' - Cor
35mm
* Melhor curta, Filmfestival Max Ophüls Preis, Saarbrücken, 2010
Filme bonito voltando ao tema principal do Festival que foi o abandono infantil. O menino mais novo tem uma dificuldade tremenda para continuar levando a vida com a ausência real da mãe que morreu, e com a incapacidade do pai para lidar com situação de ter dois filhos pra cuidar. O herói da história é o irmão mais velho, um adolescente duns 15 anos, que tenta desesperadamente preencher o papel de pai. É sobretudo uma história de amor incondicional fraterno.
Petite anatomie de l'image / Uma pequena anatomia da imagem

Olivier Smolders
Bélgica, 2009
21' - Cor
35mm
No final do século 18, artistas florentinos reproduziam em cera os corpos dissecados pelos cirurgiões. Da mesma forma, o filme cria imagens com cortes, enxertos, dissecaçõesBélgica, 2009
21' - Cor
35mm
* Melhor filme (Mostra Labo), Festival du Court Métrage, Clermont-Ferrand, 2010
Curta experimental em cima de imagens de corpos em cera dissecados. Todo tipo de efeito de imagem é aplicado, com duplicações, cortes, distorções, etc. Seria legal se tivesse durado 5 minutos, mas realmente depois disso ficou muito repetitivo e cansativo.
7.57 AM-PM

Simon Lelouch
França, 2009
10' - Cor
35mm
Em 25 de maio de 2009, Renaud Capuçon decidiu participar deste filme interpretando uma obra-prima de Gluck "A Melodia de Orfeu" na linha 6 do metrô de Paris. Dois dias depois, ele lotou um concerto no Theatre des Champs-Elysées.França, 2009
10' - Cor
35mm
Este filme certamente salvou essa mostra, não só pela lindíssima interpretação de Capuçon como pela maneira que essa história foi contada. Esse fato foi repetição do que aconteceu com Joshua Bell no metrô de Nova Yorque um ano antes. Este grande músico da atualidade tocou por duas horas e recebeu alguns trocados, e pouquíssimas pessoas pararam para observá-lo. A mesma situação foi transposta para Paris e transformda num curta fantástico. As imagens de Capuçon tocando são alternadas com seu concerto no Teatro, e o momento mais sublime é quando dois cegos se aproximam e observam o músico. É necessário se privar de um sentido para valorizar a sua escuta interior ? Este filme mereceu os prêmios que ganhou, tanto quanto merece reconhecimento o músico que ali interpreta a si mesmo.
* Prêmio do Público (3º lugar), Festival du Film de Sarlat 2009, Sarlat, 2009 / Cavalo de ouro, Festival méditerranéen des nouveaux réalisateurs de Larissa - 2010, Larissa, 2010 / Prêmio do curta metragem, COL - COA (City of lights, City of Angels), Los Angeles, 2010
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